Cabras auxiliam no combate a incêndios no Chile

Cabras auxiliam no combate a incêndios no Chile
Foto: reprodução

Parece fake, mas não é: moradores de Santa Juana, no Chile, contam com a ajuda de cabras no combate a incêndios na floresta nativa dos Bosques de Chacay, evitando que fosse consumido pelo fogo, em fevereiro deste ano. “O parque estava cercado pelo fogo, mas acabou sendo a única mancha verde que restou”, disse Rocio Cruces, co-fundador do parque de 16 hectares (40 acres) e do “Buena Cabra”, projeto que usa esses animais para construir o quebra-fogo.

Técnica do pastoreio

A técnica, também utilizada nos Estados Unidos, Portugal e Espanha, baseia-se no pastoreio para controlar pastagens secas e vegetações que alimentam os incêndios florestais no verão. Outra curiosidade é que o excremento dos bichinhos ajuda a evitar a erosão, já que possui substâncias que enriquecem o solo.

O incêndio na região deixou dezenas de mortos, milhares de feridos e quase 440 mil hectares destruídos no centro-sul Chile.

Fonte: https://revistaincendio.com.br/

Elaboração e Execução de Projetos de Combate à Incêndio em Fortaleza, é na ACC Engenharia e Projetos. Clique aqui e confira nossos produtos e serviços.