Uso do “sprinkler tampão” expõe ao risco a vida das pessoas e a saúde das construções

Uso do “sprinkler tampão” expõe ao risco a vida das pessoas e a saúde das construções

Sprinkler tampão é todo aquele que tem aparência de sprinkler, porém não há a menor forma de comprovar que no momento crucial ele funcionará corretamente. Parece um sprinkler, mas não se sabe se o é de fato. Por outro lado, um sprinkler de verdade é aquele que, para além da aparência, passa por vários ensaios de certificação que atestam a qualidade em três aspectos distintos: resistência dos materiais, montagem e vazamento e a funcionalidade.

Diante das duas afirmações, Braulio Viana, analista de Desenvolvimento e Qualidade na Skop Sprinklers, destaca que surge uma primeira questão: por que problematizar algo tão “simples”, afinal, sprinkler é aquele chuveirinho que fica lá no teto, tem uma ampola de vidro que rompe quando a temperatura aumenta e que joga água para apagar o incêndio? Sim, é exatamente isso. Porém, a pergunta crucial é: você tem certeza que o tal chuveirinho, instalado no local que você ocupa, funcionará em todos os aspectos de forma eficaz? Objetivamente, a resposta é: a certeza sobre a eficácia do sprinkler é conferida através da certificação por certificadoras confiáveis como: ABNT, UL e FM. A marca da certificadora presente no defletor do sprinkler é a comprovação de que aquele não é um sprinkler tampão e a comunicação ao mercado de que ele foi aprovado em, ao menos, dezessete ensaios da Norma de Produto.

Segundo Viana, ao atestar a qualidade nos três aspectos citados, temos as seguintes certezas em relação aos sprinklers:

Certeza de resistência dos materiais
– Não derreterá em caso de incêndio

– Foi construído com liga de latão e não com zamac

– Não romperá sob pressão (corpo e ampola)

– Não desenvolverá microfissuras tardias na ampola (strutting)

Certeza de correta montagem e proteção conta vazamento
– Terá uniformidade

– Resistirá à pressão de teste

– Resistirá à pressão de trabalho

– Resistirá a possíveis golpes hidráulicos na tubulação

Certeza de funcionalidade
– Ativará na faixa de temperatura correta

– Não terá alojamento de partes móveis (obturador/vedação)

– Distribuirá a água eficazmente

Slogan # diga não ao sprinkler tampão
Bráulio Viana comenta o fato de que como muitas pessoas desconhecem essas informações e a legislação possui brechas históricas. “O sprinkler tampão entrou no mercado brasileiro em 2009 e ainda hoje é uma perigosa realidade ocupando cerca de 25% do total de sprinklers do tipo padrão (K80 e K115) vendidos no país”, alerta.

Com isso, um em cada quatro sprinklers instalados em shoppings (área de circulação e lojas), hospitais, escritórios, consultórios, prédios comerciais, grandes lojas de comercio de varejo e atacado entre outros, é um sprinkler tampão. “A falta de conhecimento, habilmente utilizada por vendedores com pouca ou nenhuma ética, somada à brecha da legislação, permite a continuidade da comercialização de produtos sem qualquer comprovação de qualidade”, salienta.

Com a intenção de resumir todos esses conceitos, o especialista conta que foi cunhado o slogan “DIGA NÃO AO #sprinklertampao”, pois ele traz em si o antagonismo aos valores que deveriam ser cultivados por um mercado, cuja excelência é a certeza, a garantia, da proteção à vida e ao patrimônio, e onde os negócios não são interrompidos de forma abrupta.

A utilização da hashtag facilita a busca de informação nos vários canais digitais. “Faça o teste no Google ou Linkedin. Essa estratégia não visa promover uma marca, mas sim uma cultura de consumo de sprinklers certificados, independentemente do fabricante, pois chama a atenção e convoca o mercado a valorizar a qualidade associada à segurança. É uma mensagem para o cliente final, a construtora, o instalador, o revendedor e o representante de produtos, o bombeiro, fiscal público, e o engenheiro, fiscal do investidor ou da seguradora e, por fim, para os usuários dos milhares de edificações brasileiras que possuem sistemas de proteção contra o incêndio por sprinklers”, orienta Viana.

Fonte: https://revistaincendio.com.br/

Elaboração e Execução de Projetos de Combate à Incêndio em Fortaleza, é na ACC Engenharia e Projetos. Clique aqui e confira nossos produtos e serviços.