Defesa Civil tem plano de contingência para estiagem na região de Campinas

Defesa Civil tem plano de contingência para estiagem na região de Campinas

Em razão do cenário de chuvas abaixo da média histórica desde o início do ano, a Defesa Civil do Estado de São Paulo deu início este mês ao Plano de Contingência para o Período de Estiagem da Região Metropolitana de Campinas, também chamado de “Operação Estiagem”.

Segundo matéria do portal TodoDia, o objetivo é combater as queimadas e conscientizar a população em relação aos riscos de doenças respiratórias nesse período. O período de vigência do plano será até 30 de setembro, podendo ser prorrogado se as condições técnicas apontarem indícios de riscos à comunidade.

A operação tem como base fundamental o acompanhamento do índice de Umidade Relativa do Ar, e segue parâmetros internacionais para o desencadeamento de ações emergenciais para cada nível estabelecidos pela Organização Mundial de Meteorologia, pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Internacional de Proteção Civil.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Americana, João Miletta, é preciso colaboração da população. “Estamos vistoriando as áreas de mata e fazendo um apelo para que não façam queimadas, não queimem terreno e lixo. O ideal é chamar a prefeitura para tentar o corte do mato. O caminho é prevenir, ter a consciência”, afirmou.

Além da questão dos incêndios, também há orientação para que as pessoas evitem fazer atividades físicas no período da tarde, em que o ar fica mais seco, e que as pessoas que têm problemas respiratórios redobrem a atenção, sobretudo nesse momento de pandemia.

Fonte: https://revistaincendio.com.br/

Elaboração e Execução de Projetos de Combate à Incêndio em Fortaleza, é na ACC Engenharia e Projetos. Clique aqui e confira nossos produtos e serviços.