United States Forest Service apresenta estratégias de combate a incêndio florestal à Rede Nacional de Brigadas Voluntárias

United States Forest Service apresenta estratégias de combate a incêndio florestal à Rede Nacional de Brigadas Voluntárias

O United States Forest Service (Serviço Florestal dos Estados Unidos), órgão ligado ao Departamento da Agricultura norte-americano, realizou evento em conjunto com a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias – RNBV – e a Ciclo Trilhas, de Florianópolis, para apresentação das atuações em combates a incêndios em florestas estadunidenses. “É o início de mais uma promissora parceria entre a RNBV e organizações especializadas no enfrentamento da questão dos incêndios florestais no Brasil e no mundo”, analisou Rafael Gava, presidente da RNBV.

O United States Forest Service administra as 154 florestas e 20 pradarias dos Estados Unidos. As principais divisões da agência incluem o Sistema Nacional de Florestas, a Silvicultura Estatal e Privada e o ramo de Investigação e Desenvolvimento. Para Gava, que também é coordenador da Brigada FEPAM (Federação Paranaense de Montanhismo), a troca de experiências ajuda no aprimoramento do combate ao fogo em áreas florestais e reservas brasileiras. “Nós temos experiência e sabemos que o que serve para um bioma necessariamente não irá servir em outro. Mas sempre é possível, a partir de uma experiência exitosa, adaptar as práticas às nossas realidades”.

No Brasil existem vários biomas como o Cerrado, o Pampa Gaúcho, o Pantanal Mato-grossense e a Floresta Amazônica. E a RNBV reúne brigadistas em todos eles. “A Rede Nacional de Brigadas Voluntárias tem a proposta de unir essas organizações do país todo”, lembra Gava.

Durante o evento foi feito um resumo sobre a situação dos incêndios no Brasil e o United States Forest Service apresentou o trabalho de combate a chamas em floresta que realiza nos EUA, com os fundamentos de ataque inicial de incêndios florestais. Em seguida foi apresentado vídeo com exemplo da aplicação do Sistema de Comando de Incidentes em um incêndio florestal de baixa complexidade.

No final do encontro, que durou três horas e meia, foi feita uma atualização dos conceitos fundamentais como ponto de ancoragem, comunicação, rotas de fuga, construção de linhas de fogo e desenvolvimento de uma estratégica básica, além do uso de ferramentas manuais e equipamentos de proteção individual. “Essa aproximação com a agência norte-americana faz parte de um trabalho da RNBV que também que feito contatos com órgãos no Brasil, como IBAMA, ICMBio, Ministério da Agricultura e Corpos de Bombeiros dos Estados”, afirma Gava.

A RNBV é uma instituição que reúne Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de todo o Brasil. O objetivo principal é o compartilhamento de conhecimento e a busca conjunta para a solução de dificuldades comuns. Já o Ciclo Trilhas é um movimento pela conservação de trilhas e legitimação do ciclismo de montanha na grande Florianópolis (SC).

Fonte: https://revistaincendio.com.br/

Elaboração e Execução de Projetos de Combate à Incêndio em Fortaleza, é na ACC Engenharia e Projetos. Clique aqui e confira nossos produtos e serviços.