Incêndio em vegetação seca chega perto de casas em duas comunidades de Canindé

Incêndio em vegetação seca chega perto de casas em duas comunidades de Canindé
Legenda: O fogo provocou chamas altas e intensa nuvem de fumaça na região. Foto: Corpo de Bombeiros

Uma área de vegetação próximo a duas comunidades de Canindé foi atingida por um incêndio na noite desta terça-feira (1º). As chamas altas provocaram a formação de uma extensa nuvem de fumaça e chegaram bem próximo das casas, mas ninguém precisou evacuar a área e não houve feridos.

De acordo com o Tenente Coronel Sousa Júnior, do Corpo de Bombeiros, a origem do incêndio foi na localidade de Camarão. O mato seco e os ventos fortes contribuíram para as chamas se alastrarem rapidamente chegando até à comunidade do Reguengue.

Apenas por volta das 20h30, bombeiros da 6ª Companhia, com o auxílio da população, conseguiram controlar as chamas. Cerca de 10 mil litros de água, além de bombas costais e soprovarredor foram utilizados no combate. Os agentes acreditam que o fogo tenha começado por ações criminosas, mas as causas ainda vão ser investigadas.

Estado de emergência pela 1ª vez na história do CE
O governo do Estado decretou no fim do mês de julho, pela primeira vez na história, estado de emergência ambiental visando o combate a incêndios florestais, principalmente em unidades de conservação. Historicamente, o segundo semestre do ano concentra o maior número de queimadas do Ceará.

A situação extraordinária já foi avaliada em outros momentos, como em Quiterianópolis, em março deste ano, por conta das enchentes que atingiram a cidade, ou, ainda, para municípios com seca severa. No que se refere ao combate a incêndios, no entanto, é a primeira vez, destaca Leonardo Borralho, coordenador do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna).

“O decreto de emergência ambiental normalmente é mais utilizado em cenários de estiagem, de escassez hídrica, e isso ajuda na captação de recursos. Tem sido feito no Nordeste e ajuda no reconhecimento de que o município necessita de ajuda. Na parte de incêndios florestais, nosso interesse maior é termos uma prerrogativa jurídica para contratar uma brigada especializada na questão da prevenção e combate aos incêndios florestais”, explica.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br

Elaboração e Execução de Projetos de Combate à Incêndio em Fortaleza, é na ACC Engenharia e Projetos. Clique aqui e confira nossos produtos e serviços.