Princípio de incêndio em usina de oxigênio causa correria em hospital de Iguatu

Princípio de incêndio em usina de oxigênio causa correria em hospital de Iguatu
Legenda: O fogo foi controlado antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Foto: Honório Barbosa

Um princípio de incêndio registrado em unidade anexa ao Hospital São Vicente, em Iguatu, assustou pacientes e trabalhadores no início da tarde desta terça-feira (1º). O fogo ocorreu no quadro de energia elétrica na usina de oxigênio que fica em uma área externa, ao lado do hospital, e foi controlado por um maqueiro que usou um extintor.

De acordo com o diretor do hospital, Márcio Rodrigues, houve uma queda de energia e, no retorno aconteceu uma sobrecarga na rede, o que possivelmente ocasionou o fogo. Não houve danos no interior da unidade de saúde.

“Retiramos os pacientes das enfermeiras e de apartamentos e os colocamos na calçada por prevenção”, explicou.
A seção de Combate a Incêndios em Iguatu do Corpo de Bombeiros apura as causas do incêndio no quadro de energia da usina de oxigênio, mas os primeiros levantamentos apontam para um curto-circuito.

Susto
Acompanhantes e funcionários relataram momentos de correria e pânico durante o princípio de incêndio na unidade hospitalar. “A nossa sorte foi a presença do Flávio (maqueiro) que correu com o extintor e controlou o fogo”, contou uma funcionária que pediu para não ser identificada. “Hoje, ele não saiu para o almoço e foi o nosso herói”.

Por ter inalado muita fumaça, o maqueiro foi internado e está em observação. O estado de saúde dele não é grave.

A professora aposentada, Márcia Lima, acompanhava o pai para um procedimento no hospital e chegou pouco antes do fogo. “Foi um susto grande, o pessoal gritando e correndo para tirar todos os pacientes e colocar na calçada”, contou.

O Corpo de Bombeiros disse que se o fogo não tivesse sido controlado rapidamente poderia ter havido explosão da usina de oxigênio com consequências imprevisíveis. O Hospital São Vicente tem dez leitos de UTI credenciados pelo SUS para pacientes com Covid-19 e 20 de enfermarias. Todos estão ocupados.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br

Elaboração e Execução de Projetos de Combate à Incêndio em Fortaleza, é na ACC Engenharia e Projetos. Clique aqui e confira nossos produtos e serviços.